Pagamentos online com segurança adicional
Seguro, simples e gratuito.
Agora as suas compras online estão mais seguras. Com o serviço 3D Secure, pode utilizar de uma forma segura os dados reais do seu cartão - débito, crédito ou pré-pago - ao fazer um pagamento online. Basta introduzir o código de validação SMS que lhe será enviado no momento da compra, ou sempre que esteja num processo de autenticação forte, ser-lhe-á enviada uma notificação para o telemóvel..
Como Funciona
Ao efetuar compras online em sites seguros, certificados e identificados com os símbolos Verified by VISA terá uma segurança adicional nas transações. Com um cartão aderente a este serviço e depois de inserir os dados do número do cartão, validade e código de segurança (quando pedido), surgirá automaticamente uma nova janela com identificação do NOVO BANCO DOS AÇORES onde deverá introduzir código dinâmico e único que receberá por SMS para conclusão da compra.
Como Aderir
Adira no homebanking (NBnet e NBnetwork)* em Quotidiano > Cartões > 3D Secure, na NB smart app ou num balcão** NOVO BANCO DOS AÇORES.
A adesão é feita por cartão e fica associada ao número de telemóvel que indicar no momento da adesão.
Se preferir, pode indicar um número de telemóvel diferente para cada cartão. Se mudar de número de telemóvel, deverá alterar para o novo número junto do seu Balcão ou no homebanking NOVO BANCO DOS AÇORES.
Porquê Aderir?
Com o serviço 3D Secure faz compras na internet com segurança acrescida,
em comerciantes identificados e certificados. Nestes comerciantes a adesão ao serviço 3D Secure é obrigatória.
Mesmo que não faça compras online, deve fazer a adesão de todos os seus cartões ao 3D Secure uma vez que os protege da utilização abusiva de terceiros.
FAQ - Perguntas frequentes
O que é o 3D Secure?
É um protocolo que confere segurança adicional aos consumidores que fazem compras através da Internet. Com este nível acrescido de segurança pretende-se comprovar que o pagamento online com cartão está a ser feito pelo seu titular, eliminando assim a possibilidade do mesmo estar a ser utilizado de forma fraudulenta.
Como o posso utilizar?
Para ter esta segurança acrescida, os clientes deverão proceder à adesão de todos os seus cartões - débito, crédito ou pré-pago - ao 3D Secure.
Não faço compras online. Devo aderir?
É aconselhável que, mesmo os titulares de cartões que não fazem compras na Internet adiram ao serviço que lhes é disponibilizado de forma totalmente gratuita, na medida em que a partir desse momento, ficam com uma segurança acrescida caso sejam alvo de tentativa de fraude.
A adesão e utilização do serviço 3D Secure é obrigatória?
Para fazer compras na internet em sites seguros ou em ambientes não presenciais de comerciantes seguros, é obrigatória a adesão a este serviço para aumentar a segurança das transações com o seu cartão.
Os comerciantes terão acesso à informação dos meus cartões?
Os dados dos seus cartões não serão transmitidos aos comerciantes.
Como posso aderir?
Pode aderir junto do seu Balcão NOVO BANCO DOS AÇORES na NB smart app ou no NBnet /NBnetwork (via telefone ou homebanking), caso seja aderente e tenha Segurança Adicional ativa. Para saber mais, ligue 707 296 365.
A adesão e utilização do serviço 3D Secure tem custos?
Não. A adesão e a utilização do serviço são totalmente gratuitas.
Qual a diferença entre o serviço MB NET e o 3D Secure?
O cartão que é gerado para MB NET também tem certificação 3D Secure, no entanto, não gera um sms no momento da compra, fazendo a autorização automaticamente.
Porque é que o 3D Secure aumenta a segurança nas compras online?
O nível de segurança é duplamente incrementado. Quer do lado do comerciante online que é certificado e utiliza o protocolo de segurança 3D Secure, quer do lado do utilizador que passa a receber um código no seu móvel para concluir a compra.
Como sei se o site onde estou a fazer compras é 3D Secure e o comerciante é certificado? O logo Verified by VISA aparece no site do comerciante e serve de indicação.
Tenho que memorizar algum PIN ou código de segurança?
Não. Para cada compra em sites de comerciantes seguros é gerado um SMS com um código de validação específico (OTP – One Time Password).
A partir da adesão tenho de esperar por um SMS quando compro numa loja?
Não, a validação adicional por SMS apenas estará disponível para pagamentos online. No caso de compras em loja, a validação continua a ser efetuada com PIN.
O que acontece se o código de validação SMS for incorretamente introduzido?
A compra não é efetuada e o serviço pode ficar bloqueado se o número de tentativas de introdução incorreta do código de validação for superior ao permitido. Para desbloquear o serviço, ligue 707 296 365.
Posso optar por não introduzir o código de validação SMS?
Nestes casos a transação não é efetuada.
Ao aderir com um cartão, todos os meus cartões ficam automaticamente com adesão ao 3D Secure?
Não. A adesão ao 3D Secure é feita por cartão. Pode e deve associar todos os seus cartões, mesmo que não os utilize neste momento para compras online.
Posso aderir com qualquer cartão?
Sim, com os cartões de débito (exceto NB na Hora), crédito e pré pagos do NOVO BANCO DOS AÇORES.
O meu número de telemóvel que informei ao Banco fica automaticamente associado ao serviço 3D Secure?
Não. O número de telemóvel associado ao serviço 3D Secure é definido por si no momento da adesão e pode ou não ser aquele que informou ao Banco.
O que acontece se eu mudar de número de telemóvel?
Deve alterar o número na sua adesão 3D Secure.
Se informar o NOVO BANCO DOS AÇORES do meu novo número de telemóvel fica automaticamente atualizado no serviço 3D Secure?
Não. A atualização do número de telemóvel no Banco não garante a atualização no serviço 3D Secure. No entanto esse pedido de atualização pode ser feito junto de um balcão NOVO BANCO DOS AÇORES ou no seu homebanking em Quotidiano > Cartões > 3D Secure > Ações.
Se substituir o meu cartão perco a adesão ao 3D Secure?
Não. A adesão mantém-se válida nas substituições ou renovações do seu cartão.
Como saberei que o SMS é do serviço 3D Secure?
O remetente do SMS será NOVO BANCO DOS AÇORES ou o número de telefone + 351 21 855 77 57 como já acontece com outros SMS que recebe.